19
abr

19 de abril – Dia dos Povos Indígenas

Pela primeira vez na história, o dia 19 de abril deixa de ser chamado de “Dia do Índio” e passa a valer o “Dia dos Povos Indígenas”. Esta alteração veio de uma demanda antiga de ambientalistas, indigenistas e historiadores. A mudança na nomenclatura se tornou lei em 2022. A data marca a luta dos povos originários pela sobrevivência desde a ocupação europeia do Brasil até as invasões às terras indígenas, cenários de conflitos e matança registrados de forma crescente nas últimas décadas.

O Dia dos Povos Indígenas é considerado fundamental como forma de se atentar para a diversidade cultural, preservação da natureza e biodiversidade, além da história do povo brasileiro. Vítimas de preconceito e reduzidos enquanto humanidade, a luta dos indígenas ao redor do mundo prega o respeito pelas diferentes etnias e joga luz sobre a demarcação de terras. Esta última, defendida por indigenistas e defensores da causa, como a principal forma de reparação histórica das agressões sofridas pelos povos originários.

No Brasil, vivem cerca de 900 mil indígenas, destes, quase 600 mil moram em zonas rurais ou afastadas do centro urbano, segundo o último Censo realizado no Brasil, em 2010.

www.contec.org.br

O post 19 de abril – Dia dos Povos Indígenas apareceu primeiro em Contec Brasil.