Calote do cartão de crédito parcelado tem salto e encosta em 10%, maior patamar em pelo menos 12 anos
O nível elevado dos juros e da inadimplência do cartão de crédito rotativo, oferecido quando o consumidor não paga o valor total da fatura, não é o único problema dessa modalidade de empréstimo.
Dados do Banco Central divulgados hoje mostram que o calote do cartão parcelado também está em um patamar recorde, de quase 10% – mais especificamente, atingiu 9,9% em junho, o maior nível da série histórica do BC, iniciada em 2011. Em maio, o percentual era de 8,7%.
A inadimplência do rotativo, é claro, é muito maior: 49% das operações estavam em atraso de 90 dias ou mais no mês passado, segundo o BC.
Como mostrou estudo do Banco Central, entre 2019 e 2022 as instituições de pagamento e bancos digitais aumentaram sua base de usuários do cartão em 27,6 milhões, o que fez que uma parcela significativa da população passasse a ter acesso a essa forma de pagamento.
Fonte: O Globo
www.contec.org.br
O post Calote do cartão de crédito parcelado tem salto e encosta em 10%, maior patamar em pelo menos 12 anos apareceu primeiro em Contec Brasil.