Bancos do Distrito Federal voltam a atender normalmente nesta quarta (8/4)
Decreto distrital publicado hoje (7), atinge todas as agências e cooperativas de créditos desde que atendam a recomendações de segurança e combate à proliferação do Covid-19
Para evitar aglomerações nas portas dos bancos federais durante o pagamento do auxílio federal para trabalhadores informais, o Governo do Distrito Federal reviu a restrição de funcionamento de todas as agências bancárias e cooperativas de crédito. De acordo com Decreto nº 40.602, publicado em edição extra do Diário Oficial da cidade desta terça-feira (7), os estabelecimentos estão autorizados a retomarem às atividades normalmente a partir desta quarta-feira(8/4) , no horário de 11h às 16h.
“Aos poucos, vamos autorizando a retomada das atividades. Mas com o alerta para que as agências tomem todas as precauções como a disponibilização de álcool gel e o uso de máscaras”, explicou o governador Ibaneis Rocha. “É uma medida que precisamos tomar agora para evitar que se formem longas filas em algumas agências em busca dos auxílios sociais”, completou.
Conforme o texto do novo decreto, os bancos deverão reforçar a atenção a saúde dos funcionários e terceirizados (asseio e segurança), sendo obrigatório o uso de máscaras e a ampliação da oferta de álcool gel a trabalhadores e clientes, inclusive nos caixas de autoatendimento.
O texto alerta para que as instituições afastem das atividades os funcionários “considerados do grupo de risco, tais como idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas”. Entre uma lista de medidas protetivas a serem tomadas, o governo de Brasília orienta ainda que as instituições organizem escalas de equipes e, adotem iniciativas para evitar grande quantidade de pessoas reunidas nos espaços.
A capital da república continua em quarentena até o dia 3 de maio, com todas as atividades acadêmicas suspensas até junho, a reabertura das agências foi determinada por questões sociais. Para o executivo local é uma tentativa de ajudar milhares de cidadãos, que passam por dificuldades financeiras em função da paralisação das atividades econômicas, desencadeada pela pandemia do novo coronavírus.
Auxílio de R$600
O pagamento do auxílio de 3 parcelas de R$ 600 a trabalhadores informais deve começar na quinta-feira (9), segundo previsão divulgada hoje (7) pelo Ministério da Cidadania.Os primeiros a receber deverão ser cerca de 10 milhões de pessoas, que estão no Cadastro Único do governo federal e que não recebem Bolsa Família, no entanto, têm conta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.
Os outros beneficiários estão se cadastrando em um aplicativo de celular da CAIXA, site, ou por meio da central de atendimento 111. Durante o cadastro, o cidadão poderá informar um conta corrente para transferência dos recursos.
Diretoria Executiva da CONTEC
O post Bancos do Distrito Federal voltam a atender normalmente nesta quarta (8/4) apareceu primeiro em Contec.