Brasil passa por mais um risco de apagão
Diante da queda no nível dos principais reservatórios do país, o consumo de energia elétrica aponta para uma direção contrária, e não para de aumentar. O percentual supera o patamar pré-pandemia, de acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Em junho, o consumo total do país cresceu 12,5% em relação ao mesmo período de 2020, com destaque para o setor industrial, que apresentou expansão de 19,4%.
No ano, os dados ficam ainda mais alarmantes com o risco de desabastecimento. O uso da eletricidade em todo o país subiu 7,7%. Esse consumo é superior ao verificado em 2019, antes da pandemia.
O resultado é puxado pela retomada da atividade econômica com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Se por um lado isso é bom, do outro pressiona o setor elétrico, apesar do governo negar a possibilidade de racionamento de energia.
Nesta semana, o nível dos reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento do país, estava em 24,64%. Em junho, o porcentual era de 28,92%.